terça-feira, 8 de julho de 2014

AS PESSOAS PRECISAM UMA DAS OUTRAS

Ninguém vive isolado nem pode pretender existir no vácuo



Há em torno de nós, um universo de coisas, mas há principalmente pessoas que dependem mais do que se possa superficialmente avaliar. Vejamos exemplos.
Trabalhar em grupo, de maneira produtiva e eficaz, tem sido o grande diferencial que pode levar a organização a posições de maior destaque. As pessoas precisam interagir da maneira mais produtiva possível para que os objetivos almejados possam ser atingidos. Quando atingida essa interação positiva, nota-se a sinergia – o todo é maior do que a soma das partes, amplia-se as forças individuais, atingindo assim a eficácia do grupo como um todo. O comportamento eficaz dos pequenos grupos só poderá ser atingido uma vez que se conheça como eles funcionam. Muchinsky (2004, pp 279-280) apresenta três tipos básicos de grupo trabalhando como equipes conforme segue: 

Equipes de solução de problemas
Requerem que cada um dos seus membros acredite que as interações entre eles serão confiáveis e incorporem um alto grau de integridade
Equipes de criação
São responsáveis por explorar possibilidades e alternativas, com o objetivo amplo de desenvolver um novo produto ou serviço.
Equipes táticas
São responsáveis pela execução de um plano bem definido. Para isso precisa haver muita clareza da tarefa e uma definição de papéis inequívoca

Quando se busca conhecer como funciona um grupo de pessoas no qual os laços entre elas são importantes para que um objetivo seja atingido, implicitamente se refere a troca entre essas pessoas. Relacionamento Interpessoal: Refere-se a relações que ocorrem entre duas pessoas, em oposição àqueles relacionamentos nos quais pelo menos um participante é sem ânimo. Um conceito muito útil de ‘interpessoal’ é aquele no qual todas as situações classificadas como tal têm importantes propriedades em comum – propriedades em comum – propriedades que são, em geral, diferentes daquelas situações não interpessoais. 

A consciência da presença do outro altera a predisposição comportamental de forma significativa. A partir da interação entre os membros do grupo que surge a atmosfera do grupo. O que vem a ser atmosfera do grupo? É o estado de espírito, um modo de sentir e agir, que permeia no grupo todo, pois sabe-se que não é fácil ter um grupo entrosado, pois os indivíduos possuem personalidades diferentes, conseguinte, traz ao grupo aspectos peculiares nos seguintes termos: interesse, aptidões, intenções, desejos, inibições e frustrações .

O sucesso da interação parece intimamente ligado a dois aspectos interdependentes:
1º A característica do estilo comportamental de cada um dos sujeitos e;
2º O sistema de lentes de percepção social que cada um deles utiliza para conhecer o outro
 “A habilidade de trabalhar com outras pessoas depende muito da habilidade das suas personalidades ou estilos de desenvolver um ao outro, suprindo aqueles traços que faltam no outro, bem como de apoio mútuo”

Por: Erica Lopes

Fonte: Bergamini.  Psicologia aplicada à administração de empresas. 4 ed. São Paulo. Atlas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário