Você escolheu as pessoas as quais iria se relacionar?
Algumas você pode até ter escolhido, como por exemplo amigos, namorados, subordinados, entre outros. Mas e os anexos destas relações como os sogros, cunhados, enteados, colegas de trabalho e tantos outros possíveis que você não escolheu e mesmo assim terá que se relacionar com eles? Como você pode fazer isto e da melhor forma?
Você deve conhecer a si mesmo, ter empatia, saber comunicar-se, agir assertivamente, comportar-se de forma civilizada e ser ético.
- Conhecer a si mesmo: Autoconhecimento significa conhecer suas características, preferências, aspirações e valores.
- Ter empatia: Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso você estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
- Saber comunicar-se: É preciso saber o momento e a forma mais adequada para se comunicar; Saber a hora certa de falar, ouvir e calar.
- Agir assertivamente: É importante manifestar sua opinião concordando ou discordando sem agredir o outro. Você deve saber fazer pedidos assim com aceitar ou recusar pedidos realizados por outros; Ter o hábito de desculpar-se e de admitir falhas; Estabelecer e encerrar relacionamentos; Saber lidar com as criticas.
- Comportar-se de forma civilizada: Você deve cumprimentar as pessoas, utilizando expressões de cortesia, respeitando o espaço do outro, oferecendo e aceitando ajuda e agir como um membro do grupo.
- Ser ético: Saber distinguir certo e errado, ter claros seus valores, refletir em situações confusas, exigir comportamento ético e ser exemplo.
Por: Allanne Oliveira
Fonte: <https://sites.google.com/site/aprendendoatrabalharemgrupo/fundamentos-dos-processos-grupais>
Acesso: 21 jun 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário